Voltar

O que é um restaurante pop up

Não é raro vez ou outra surgirem novidades no que diz respeito aos tipos de restaurantes que existem, o que leva clientes e empreendedores a ficarem curiosos, buscando informações sobre essas novas tendências. A pergunta da vez, que na verdade nem é tão recente assim, é: o que é um restaurante pop up?

De nome divertido, tais restaurantes surgiram não faz muito tempo, e já ganharam espaço inclusive dentro de outros restaurantes.

Quer saber como isso é possível? Continue a leitura até o final.

O que é um restaurante pop up e qual a sua proposta para o mercado

A resposta mais simples para “o que é um restaurante pop up?” é: é um restaurante momentâneo, que fixa endereço em determinado local por um período específico, podendo esse período ser de meses ou até mesmo um único dia.

Sua proposta, com isso, é justamente oferecer uma experiência exclusiva tanto para consumidores quanto para os empreendedores, com os maiores benefícios atingindo principalmente esse último público.

Entre esses benefícios estão:

MENOS BUROCRACIA PARA ABERTURA DO NEGÓCIO

Por se tratar de restaurantes que funcionam por pouco tempo, não existe toda a burocracia necessária para a abertura de um restaurante comum.

É claro que leis devem ser seguidas e muitos outros pontos continuam exigindo atenção, mas é muito comum um restaurante pop up funcionar dentro de outros estabelecimentos, o que torna o processo bem mais simples.

INVESTIMENTO BEM MENOR QUE O COMUM

Outro ponto positivo para quem busca saber o que é um restaurante pop up para poder abrir um é o investimento, que sem dúvidas é bem menor que o comum, o que facilita a vida de quem quer empreender, mas tem pouco para começar o negócio.

A marca em si, a divulgação, o uniforme dos funcionários e outros itens demandam dinheiro, mas no que diz respeito ao ponto de venda em si a economia é certa: se o restaurante ficará por pouco tempo, não é preciso comprar um imóvel, nem mesmo assinar um contrato com meses de aluguel. Se ele for abrir as portas dentro de outro estabelecimento, basta que as partes acertem os valores, chegando num acordo bom para todos.

A POSSIBILIDADE DE TESTAR A MARCA

Por fim, uma das maiores vantagens de descobrir o que é um restaurante pop up e abrir um, é ter a possibilidade de testar sua marca antes de partir para algo maior.

Os food trucks, por exemplo, representam bem esse cenário: é possível criar o seu para um evento específico, estudar a aceitação do público e, se for positiva, começar a estruturar a abertura de um restaurante fixo, ou mesmo manter esse formato por muito mais tempo, já sabendo que terá retorno.

Bacana, não é mesmo?

Inclusive é um conceito que pode ser adotado mesmo que você já tenha seu restaurante em funcionamento. Grandes marcas já fizeram a experiência criando restaurantes pop ups para situações específicas e colheram ótimos resultados com essa iniciativa, principalmente no que diz respeito à proximidade com o público e fixação da marca na mente do cliente.

Aproveite a leitura para conhecer também o conceito grab and go, e continue acompanhando nosso blog para mais posts como esse.