Voltar

Conheça o conceito Fast Casual

De tempos em tempos surgem novidades no setor de alimentação fora do lar que fazem a cabeça dos consumidores e também dos empresários da área. Uma dessas novidades, já nem tão nova assim, mas ainda pouco conhecida para muitas pessoas, é o conceito Fast Casual, que surgiu para unir dois “mundos” em um só e criar uma experiência especial para os envolvidos, sendo uma ótima oportunidade para quem está pensando em empreender, mas não sabe que tipo de restaurante escolher para começar.

Saiba mais a seguir.

O que é o conceito Fast Casual?

Se o conceito Fast Casual te fez lembrar de outro, chamado fast-food, não é à toa: esse último serviu de inspiração para o primeiro, e foi a base para a criação de algo completamente novo.

Aqui, a ideia de “rápido” ainda se mantem, mas com algumas vantagens extras para clientes:

COMIDA MAIS ELABORADA

No Fast Casual a ideia é trabalhar a comida de forma bem mais elaborada, preparando-a até mesmo de modo gourmetizado, mas isso não significa ter que servir pratos chiques.

Sejam lanches, pratos simples ou outros mais trabalhados: todos devem ter uma apresentação impecável e ser preparados com os ingredientes mais nobres que forem encontrados.

AMBIENTE DIFERENCIADO

Na hora de montar um restaurante Fast Casual, esqueça o ambiente monótono e repetitivo das redes de fast-food e foque em criar algo diferenciado.

Por mais que seus clientes precisem comer rápido e sair, o ambiente deve ser convidativo e transmitir o bom gosto que é proposto nesse conceito.

COZINHA ABERTA

Aqui os pedidos também são feitos no balcão e retirados a partir de uma senha, mas enquanto espera o cliente pode observar seu prato sendo preparado, o que faz toda a diferença na experiência.

Há redes que não trabalham necessariamente o conceito de cozinha aberta, mas a ideia é que isso mude.

Já para os donos de restaurantes desse tipo, além da diferenciação que apresentam ao público, atraindo mais clientes, outro grande benefício é poder trabalhar com uma equipe enxuta: uma vez que não existe serviço de mesa, não há necessidade de contratar garçons.

O cuidado e a atenção com os colaboradores da cozinha, por outro lado, devem ser redobrados para que a entrega feita aos clientes seja fiel ao Fast Casual.

Não confunda com Casual Dining

A palavra “casual” costuma confundir quem vê esse conceito pela primeira vez, mas basta ter em mente que Fast Casual e Casual Dining são coisas completamente diferentes.

Na verdade em alguns pontos eles se igualam, como na criação de um ambiente diferenciado e convidativo, mas nesse último tipo de restaurante a ideia de refeição casual está ligada muitas vezes ao compartilhamento de pratos com amigos, por exemplo. Há também o serviço de mesa que se faz presente.

Então, relembrando: o conceito Fast Casual diz respeito a um tipo de restaurante que mescla elementos da alta gastronomia, como ingredientes orgânicos e ambientes mais trabalhados, à casualidade dos fast-foods, eliminando o serviço de mesa e permitindo que os clientes possam ter uma refeição diferenciada sem ter que pagar os preços mais altos trabalhados nos restaurantes tradicionais.

Interessante, não é mesmo?

Para conhecer mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog e encontre dicas para começar a empreender com alimentação fora do lar ou melhorar seu negócio.