Voltar

4 coisas que chamam a atenção em seu restaurante e como melhorá-las

Ao ler o título desse post você pode ter pensado que certamente houve um equívoco e não é ao seu restaurante que nos referimos, porém nesse ponto precisamos discordar. Todo negócio precisa de melhorias, mesmo que isso não fique evidente, e quando se trata de estabelecimentos que lidam com alimentação diariamente essa deve ser uma preocupação constante.

Todo dono de restaurante ao menos uma vez usou ou usará um “mas” para se referir a algo do seu negócio, como “dizem que minha comida é excelente, mas sinto que algo poderia melhorar no serviço”. Se esse também é o seu caso, é sinal de que você precisa ler esse post.

O que as pessoas mais reparam em um restaurante

Como mencionamos no post A importância da primeira impressão no lucro do seu restaurante, existem diversos elementos que chamam a atenção de quem entra em seu estabelecimento, influenciando na decisão de voltar ou não, bem como na de recomendá-lo para outras pessoas.

Embora todos eles sejam importantes, bem como outros que não foram citados, existem 4 que merecem destaque e sua atenção, sendo eles:

Limpeza

A higiene é um item essencial em qualquer lugar, e em um restaurante não seria diferente. E engana-se quem acredita que os clientes reparam somente na limpeza da cozinha: chão, talheres e principalmente os banheiros também chamam a atenção quando apresentam sujeira, por menor que seja.

Qualidade do atendimento

Desde a recepção, passando pelo atendimento do garçom até a hora de fechar a conta não há como fugir: sua equipe estará sendo avaliada. Nesse ponto a questão mais importante é que esse é fator chama a atenção por gerar mal estar quando o cliente não é bem atendido, portanto deve ser trabalhado constantemente.

Qualidade da comida

A qualidade da comida, obviamente, irá se destacar seja positiva ou negativamente. Por mais que outros fatores também sejam importantes, esse é o que mais pode gerar insatisfação e fazer com que o cliente não volte.

Clareza de informações

Outro ponto que chama a atenção é a forma como as informações são disponibilizadas em seu restaurante, principalmente se for difícil de identificá-las, o que ocorre quando o cliente não consegue achar o banheiro com facilidade ou entender facilmente seu cardápio.

Como melhorar pontos essenciais em seu restaurante

Melhorar cada um desses pontos parece ser relativamente fácil, mas para que surjam os resultados esperados é preciso adotar maneiras diferentes de agir, que vão muito além de treinar sua equipe constantemente e prezar pela higiene a cada minuto.

Algumas dessas maneiras incluem:

  • Utilizar a tecnologia a seu favor;
  • Adotar tendências, como o conceito de cozinha aberta;
  • Apostar em um cardápio para restaurante profissional e personalizado.

No que diz respeito à tecnologia, ações como a que consta nesse vídeo podem te ajudar a identificar onde seus clientes mais concentram sua atenção, facilitando a tarefa de descobrir se há algo errado com esses pontos, por exemplo. Já o conceito de cozinha aberta possibilita que o preparo da comida seja observado por todos ao redor, permitindo que vejam a qualidade e a higiene adotadas no processo. Essa última iniciativa, claro, pode ser adotada em restaurantes que ainda estão em fase de planejamento ou irão passar por uma reforma.

A criação de um cardápio eficiente e personalizado, por sua vez, pode ser adotada a qualquer momento, permitindo que seus clientes entendam rapidamente seu menu e possam fazer suas escolhas com mais facilidade. As cores utilizadas nele podem, inclusive, conversar com as que constam nos utensílios utilizados para servir a comida e influenciar diretamente a percepção de quem irá prová-la, como é explicado nesse link.

Agora você já sabe que existem maneiras inovadoras de melhorar seu restaurante e o serviço prestado, então que tal começar? O uso da tecnologia e da cozinha aberta é extremamente eficiente e demanda um investimento considerável, mas a utilização de um cardápio único já é suficiente para dar início às mudanças e mostrar aos seus clientes a preocupação que existe em agradá-los.

Entre em contato para conversar com nossa equipe, temos certeza de que podemos chegar a um produto único para a sua necessidade.