Voltar

Restaurantes sustentáveis: como dar o primeiro passo para ter o seu

Os restaurantes sustentáveis já são uma realidade e uma forte tendência no mundo todo, e não são poucos os empreendedores que gostariam de ter um estabelecimento do tipo. Afinal, trata-se de algo que caiu no gosto do público e atrai cada vez mais clientes, mas somente isso não é suficiente para criar um negócio de sucesso.

Continue a leitura desse post para entender por que existem outros pontos que você deve levar em consideração antes de pensar em ter um restaurante desse tipo.

O que é sustentabilidade?

Como prometido no título, vamos te explicar como dar o primeiro passo para ter seu restaurante sustentável, sendo que isso ocorre de forma bem simples.

O primeiro passo, obrigatoriamente, é entender o que é sustentabilidade e querer trabalhá-la por acreditar que de fato faz a diferença, e não como modismo ou simplesmente para atrair mais clientes. Via de regra, o termo sustentabilidade, principalmente quando falamos de restaurantes sustentáveis, engloba três pilares:

  1. Fontes de abastecimento;
  2. Meio ambiente;
  3. Sociedade.

Por fontes de abastecimento entendem-se os fornecedores do restaurante que devem, por exemplo, fornecer produtos orgânicos e de preferência encontrarem-se na mesma região que o restaurante em si, valorizando a produção local. O meio ambiente diz respeito à adoção de práticas que valorizem os recursos naturais e a natureza, como uso consciente de água e descarte correto do lixo.

Já por sociedade entendem-se as ações que frisam o bem estar da comunidade e também dos próprios funcionários do restaurante. Trata-se de medidas simples, como respeito ao próximo e até mesmo a busca da integração visando um objetivo em comum, como usar o espaço do restaurante para criar uma horta comunitária ou oferecer cursos sobre plantio orgânico.

Práticas adotadas por restaurantes sustentáveis

Além de dar o primeiro passo citado acima e descobrir o que de fato é sustentabilidade, é importante que você defina se todo o seu restaurante será sustentável ou se as ideias sustentáveis serão aplicadas somente em sua estrutura ou no menu, o que também é possível, porém menos eficaz.

Use de abuse também de iniciativas adotadas por diversos restaurantes sustentáveis ao redor do mundo, como utilizar madeira em todo o estabelecimento, analisando sempre a procedência da mesma antes da compra para se certificar de que não é proveniente de área de desmatamento. As plantas também são elementos que podem estar por todo o restaurante, criando um ambiente acolhedor e fresco. Se possível, por sinal, faça o plantio de árvores ou valorize as que já existem no local escolhido.

Para complementar e criar um estabelecimento realmente sustentável, basta seguir dicas já conhecidas, como reutilizar água da chuva, diminuir o consumo de água, utilizar energia elétrica de forma consciente, adotar o uso de energias renováveis e evitar o uso de produtos químicos em abundância na limpeza. Todas elas, e muitas outras, podem ser conferidas em nosso post 7 hábitos sustentáveis para seu restaurante causar impacto.

Embora possa parecer trabalhoso no início, o processo de contribuir para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente como um todo é mais simples do que parece e oferece resultados recompensadores, não sem a toa que os restaurantes sustentáveis fazem cada vez mais sucesso. A sustentabilidade pode estar até mesmo na criação do seu cardápio para restaurante, e em uma rápida conversa com nossa equipe é possível descobrir mais a respeito. Entre em contato sempre que desejar para que possamos te ajudar.