Voltar

O que você deve saber para montar um restaurante pequeno

Montar um restaurante pequeno é simples, basta seguir as dicas já existentes para abrir qualquer negócio do tipo, certo? E ainda com a vantagem de se preocupar menos, por se tratar de um espaço menor, não é mesmo? Bem, se você respondeu sim para essas perguntas sentimos muito em informar, mas você está errado. De fato as orientações não costumam mudar muito no que diz respeito a abrir restaurantes, mas há alguns pontos que devem ser levados mais a sério se ele de fato for pequeno.

Quer saber quais são? Então atente-se às dicas a seguir. São poucas, mas certamente farão a diferença no seu empreendimento.

Quais dicas seguir para montar um restaurante pequeno

Sempre se questione sobre quanto custa para abrir um restaurante

Os gastos para montar um restaurante pequeno existem e são os mesmos que para abrir um restaurante em tamanho maior, porém com uma proporção menor.

Pesquise bastante os valores de aluguel, as contas a serem pagas por mês, os valores dos maquinários, pagamento da equipe e tudo que envolva dinheiro, montando um planejamento completo para evitar surpresas. A sua equipe, por sinal, pode ser bem reduzida nesse contexto, o que já é uma boa notícia para quem tem pouco para investir.

Escolha bem qual tipo de restaurante abrir

Japonês? Mexicano? Cozinha Mineira? Um restaurante focado em servir marmitex?

Defina qual tipo de restaurante deseja montar, afinal essa etapa é essencial para nortear outras, como a escolha do nome, e também para te ajudar a compreender qual a metragem que o imóvel ideal precisa ter.

Se o seu sonho é ter uma churrascaria, por exemplo, mesmo que ela seja pequena pode não sair do papel, uma vez que esse tipo de restaurante costuma ter uma ilha para saladas e massas, que ocupa um espaço considerável.

Não deixe de estudar também a possibilidade de escolher uma franquia ao montar um restaurante pequeno: existem franquias de literalmente todos os tamanho e preços, e pode ser que uma delas combine com você.

Ao montar um restaurante pequeno, aproveite para trabalhar com produtores locais

Conseguir fornecedores de confiança é uma tarefa que pode levar tempo, mas como a ideia é montar um restaurante pequeno ela se torna mais fácil, afinal serão poucas quantidades adquiridas, permitindo analisar com mais rapidez a qualidade do serviço prestado.

No que diz respeito a produtos específicos, como frutas, verduras e legumes, a melhor opção é firmar parcerias com produtores locais, o que, por sinal, já é uma tendência adotada no mundo todo.

A busca cada vez maior por produtos orgânicos por parte dos clientes também pode ser útil para o seu negócio nesse ponto, desde que os produtores escolhidos tenham selos específicos em seus produtos.

Mais dicas a seguir para montar um restaurante pequeno

De fato são dicas simples, como mencionamos no início do post, mas que tal trabalhá-las junto a outras tão importantes quanto para ter ser certeza de que seu negócio sairá do papel com o pé direito?

Confira em nosso post Como Montar Um Restaurante de Sucesso outros detalhes que você não deve deixar para trás, e se houver qualquer dúvida, principalmente no que diz respeito aos itens de mesa, é só conversar com a nossa equipe.