Voltar

Como organizar as mesas do seu restaurante

Já dissemos em inúmeros posts por aqui, mas reforçamos mais uma vez: abrir um restaurante significa ter que se atentar a inúmeros detalhes, incluindo nome, localização, perfil dos clientes atendidos e o conceito que será empregado em seu negócio. Nesse contexto também entra outro fator muito importante: a forma como suas mesas estarão organizadas.

Em meio a tanta coisa que deve ser decidida esse pode parecer um ponto secundário, mas é MUITO mais importante do que você imagina, por isso merece total atenção.

Afinal, estamos falando do local onde cada cliente passará praticamente todo o tempo ao entrar em seu restaurante, e que será crucial para ajudar a formar a primeira impressão sobre o estabelecimento.

Dicas básicas de como organizar as mesas do seu restaurante

Quanto mais você procurar, mais irá encontrar dicas de como organizar as mesas do seu restaurante, por isso abaixo trouxemos as mais básicas, que serão um ótimo ponto de partida para que seus clientes se sintam confortáveis:

DEIXE EM CADA MESA TUDO O QUE O CLIENTE PRECISA PARA A REFEIÇÃO

Pode ser decepcionante se sentar em uma mesa vazia, tendo que fazer o pedido para apenas após essa etapa o garçom se encarregar de realmente cuidar da montagem da mesma. Portanto, não espere a chegada dos clientes.

Deixe cada mesa devidamente montada, com talheres, guardanapo, taça, jogo americano e o que mais for preciso. Afinal, são itens que serão indispensáveis para a refeição, não há por que esperar para organizá-los.

DEFINA AS LOUÇAS E A DECORAÇÃO A SER USADA

O tipo de louça e talheres a ser utilizado diz muito sobre o seu restaurante, então preste atenção também a esse detalhe. Louças coloridas, por exemplo, são ótimas para dar uma cara diferente para o ambiente, mas utilizá-las com toalha ou jogos americanos igualmente coloridos pode sobrecarregar o visual.

Quanto à decoração, lembre-se que se trata de um espaço pequeno: mini vasos de flor ou velas já podem surtir o efeito desejado.

PREZE PELA LIMPEZA DAS MESAS

E tão importante quanto as dicas acima, de como organizar as mesas do seu restaurante, é a dica de mantê-las sempre limpas para recepcionar cada cliente, pois estamos falando de dois elementos que exigem muito mais do que organização: conforto e alimentação.

E aqui vai uma dica extra: não basta apenas passar um pano úmido para tirar qualquer sujeira, é importante que a mesa esteja também SECA assim que alguém se sentar nela.

As mesas são elementos fundamentais no layout do seu restaurante

Além de exigirem uma boa organização, as mesas também são parte fundamental do layout do seu restaurante, o que significa que você deve estudar como ficarão dispostas no salão.

Caso fiquem muito juntas, certamente não deixarão seus clientes confortáveis, por isso o indicado é manter uma distância de pelo menos 60 centímetros entre uma e outra, como citado no post Layout de restaurante: 6 dicas comprovadas de como montar.

Aliás, não deixe de conferir esse post para saber mais sobre o layout em si, tão importante para que todos os processos e a circulação de pessoas pelos espaços ocorram como esperado.

Se ficar com qualquer dúvida, é só entrar em contato para uma conversa.