Voltar

Pensando em montar um bar? Veja o que não pode faltar nele

Montar um bar parece tarefa fácil, não é mesmo? Basta seguir algumas etapas fundamentais como escolher um bom ponto de venda, definir o público-alvo, comprar as bebidas para o estoque e pronto: já temos o espaço perfeito! Mas, atenção: se você concorda com isso e vai parar seus esforços por aí, saiba que está cometendo um erro ao ignorar outros itens que são indispensáveis para que seu negócio possa entregar o que promete e tenha chances de se tornar um sucesso, e é sobre eles que falaremos a seguir.

Então se você está pensando em montar um bar, continue a leitura até o final para saber o que não pode faltar nele.

Quais itens são indispensáveis na hora de montar um bar

Como mencionamos no post A Origem do Bar, os bares são basicamente uma evolução das famosas tavernas, ganhando cada vez mais a fama de serem espaços receptivos nos quais as pessoas podem ter conversas descontraídas com seus amigos, aproveitando alguns petiscos e, claro, ótimas bebidas.

A primeira coisa que deve estar em sua mente, portanto, é a criação desse espaço acolhedor e ao mesmo tempo descontraído, que pode ser composto por mesas internas e externas e até poltronas. Vale lembrar que com ou sem mesa e uma boa equipe de atendimento, o balcão de pedidos deve estar presente, de preferência com algumas banquetas ao redor, afinal ele é a marca registrada desse tipo de estabelecimento.

No que diz respeito aos utensílios, adquira aqueles que também são típicos de bares, como:

  • Copos específicos para cada tipo de drink e bebida;
  • Coqueteleira;
  • Balde para gelo;
  • Pinça para pegar frutas e gelos;
  • Canudos e enfeites para os drinks;
  • Prateleira específica para expor as bebidas;
  • Dosador.

Além disso, claro, são necessários os equipamentos, como computadores, geladeira e espremedor de frutas, além de outros destinados à cozinha, caso seu cardápio de bar inclua petiscos e lanches preparados na hora.

As bebidas principais na lista de quem vai montar um bar

Agora que você já sabe quais são os principais itens que devem ser adquiridos na hora de montar um bar, que tal uma dica de quais bebidas não poderão faltar no seu estabelecimento?

Aliás, se você costuma frequentar bares, sem dúvidas já se deparou com elas por aí: estamos falando da tequila, da cachaça, do uísque, da vodca e, claro, da sempre querida cerveja, todas essenciais na hora de montar os drinks preferidos dos clientes.

A marguerita, por exemplo, leva tequila, suco de lima e outros ingredientes em sua composição, enquanto o aclamado drink sex on the beach é preparado à base de vodca. Aqui, inclusive, já podemos notar que as frutas e seus respectivos sucos também devem estar em seu estoque, não necessariamente por que os clientes irão pedir por eles, mas sim por que são fundamentais para o trabalho de sua equipe.

Junte a isso uma boa equipe e terá todos os ingredientes necessários para montar um bar incrível, bastando um pouco de criatividade para atrair e fidelizar seus clientes. E não se esqueça: dependendo do seu esforço, não será necessário nem mesmo manter altos investimentos em divulgação, pois o “boca a boca” fará esse trabalho por você.

Quer conversar mais sobre tudo que envolve montar um bar, incluindo a criação de um cardápio que realmente funciona? Converse com a nossa equipe e continue acompanhando nosso blog.