O que é Slow Food e como utilizá-lo em seu restaurante

O que é Slow Food e como utilizá-lo em seu restaurante

Refeições padronizadas feitas às pressas por conta dos compromissos diários fazem parte da vida de milhões de pessoas que aos poucos vão descobrindo o que é slow food, que se encontra na contra mão de toda essa correria. Esse movimento, que vem ganhando adeptos no mundo todo, possui um significado que vai além do seu nome, fazendo a diferença inclusive no faturamento de muitos restaurantes. Descubra mais sobre ele a seguir

Afinal, o que é slow food?

Traduzindo de forma livre, slow food é algo similar a “comer devagar”, e essa é justamente uma das propostas do movimento criado em 1986 por Carlo Petrini e que poucos anos depois se transformou em uma associação sem fins lucrativos de nível internacional. Ao menos 150 países possuem apoiadores, incluindo o Brasil. Ao buscar saber o que é slow food, porém, é preciso ter em mente que embora seu principal foco seja combater o estilo de alimentação imposto pelos fast-foods, seu objetivo vai muito além. A relação entre comida, meio ambiente e o ato de comer em si são levados extremamente a sério, refletindo diretamente nas escolhas de quem já aderiu ao movimento. Ao comprar alimentos, por exemplo, deve-se levar em consideração os que são:
  • Bons, em termos de aparência, sabor e outras qualidades;
  • Limpos, com uma produção completamente sem agrotóxicos;
  • Justos, no que diz respeito à remuneração recebida pelos produtores.
Hortas comunitárias que prezam por produtos orgânicos e pequenas produções familiares se enquadram perfeitamente nesse movimento, e o seu restaurante também pode fazer parte dele, como mostraremos a seguir.

Como adequar seu restaurante ao movimento slow food

Saber o que é slow food é o primeiro passo para poder trabalhá-lo, mas lembre-se de fazer isso não só por se tratar de um movimento com um número cada vez maior de adeptos, mas principalmente por ser algo que beneficia as pessoas e o meio ambiente como um todo. Outra dica importante é pensar em um cardápio para restaurante que converse com essa proposta, incluindo: Ingredientes sazonais Uma das ideias do slow food é fazer com que as pessoas descubram novos sabores e saibam apreciar os produtos próprios de cada época, e seu restaurante também pode fazer isso. A criação de pratos sazonais, por sinal, já é uma realidade em muitos estabelecimentos. Itens de pequenos produtores É difícil pensar em grandes produtores que não utilizem agrotóxicos, por isso os produtores locais, que conseguem inclusive ter um controle maior sobre os produtos produzidos em termos de qualidade, ganham cada vez mais destaque. Busque valorizá-los em suas produções, garantindo que seus clientes provem produtos que, além de serem da época, são ricos em saúde. Aproveitamento máximo dos ingredientes Outro ponto defendido pelo slow food é o aproveitamento máximo de todos os ingredientes, o que é perfeitamente possível de ser estudado e aplicado por qualquer restaurante. Folhas, cascas e talos podem compor receitas criativas e exclusivas, surpreendendo o paladar dos clientes. Educar esse paladar no que diz respeito aos sabores prazerosos que uma alimentação tranquila pode ter também é tarefa desse movimento, e pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio. Além de reestruturar seu cardápio, busque promover aulas e conversas que debatam o gosto dos alimentos, o que sem dúvida será uma ótima ação de divulgação para o seu restaurante. Para saber ainda mais sobre o que é slow food, suas peculiaridades e como de fato fazer parte dele, conheça o Slow Food Brasil, mas saiba que somente com nossas dicas já é possível começar. Na hora de cuidar da nova estrutura do seu cardápio, não deixe de pegar dicas extras conversando com a nossa equipe. Estaremos te esperando.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Santana a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.