Você pode também recorrer a sites e pesquisas na Internet. Utilize o Google e o Facebook e lance os termos de que você mais gosta e veja os resultados mais interessantes. É comum encontrar nomes parecidos em diversas localidades, como “Bar do Luiz”. Palavras como “bistrô” querem transmitir um ar mais sofisticado, enquanto os estabelecimentos que possuem “fogão”, “cozinha”, “casa”, “cantinho”, entre outros, já remetem a uma culinária mais caseira.
Consulte um domínio disponível
Você escolheu aquele nome bacana, definiu um logotipo promissor, e então vem a hora de montar o site do seu negócio e buscar o domínio (endereço do site). Neste momento, todo esse trabalho pode ser comprometido pelo simples fato de não haver um domínio disponível na Web com o nome que você escolheu. Por isso que, durante o processo de definição do nome para o seu restaurante, é necessário já pesquisar domínios disponíveis para utilizá-lo. Existem sites e serviços que criam sugestões de nomes para restaurantes, como o Shopify. Alguns serviços também buscam domínios de sites disponíveis a partir de variações comuns de termos que você irá definir (por exemplo, inserindo a palavra “Gaúcha”, você poderá receber opções como Casa Gaúcha). Você também pode pesquisar a disponibilidade acessando o Registro.br.
Localização e ponto turístico
A localização pode contribuir para gerar ideias de nomes para restaurantes. Você pode criar combinações com o nome do bairro, praia ou um ponto turístico conhecido (ex: Cozinha de Copacabana). Se o local abrigava algum estabelecimento famoso na região, como uma fábrica ou casa de um artista, ou foi palco de um acontecimento muito importante, pode ser uma boa ideia criar um nome com base nessas informações. O interessante é que, dependendo do fato histórico, pode lhe render mais ideias para futuras estratégias de marketing e campanhas.
Tipo de público
O seu tipo de público também pode render ideias de nomes para restaurantes, especialmente se o seu negócio for dedicado a perfis bem específicos e existirem poucas opções na região. Se o público-alvo do seu restaurante vegetarianos e/ou veganos, por exemplo, você pode criar um nome inspirado nessas características (por exemplo, Recanto Verde).
Por falar em público, vale ressaltar que na hora de montar seu restaurante, o ponto principal é ter um conceito definido, que vai nortear desde o estilo, até os preços da casa. Então aconselhamos que o ao pensar em um nome para seu tipo de público, pense em algo que corresponda ao conceito da casa também.
Quer uma ajuda? Uma consultoria para restaurantes pode te ajudar muito nessa parte 😉
Inspiração no produto
O tipo de prato que vai caracterizar seu restaurante pode ser utilizado para compor o nome. Se for um prato bem específico ou característico da região, também pode render boas combinações. A vantagem é que o nome baseado no prato já transmite qual a especialidade do restaurante, facilitando a compreensão do consumidor sobre qual a proposta do local, podendo até mesmo atiçar a fome. Alguns exemplos: Burger King, Casa do Pão de Queijo, Cantinho da Feijoada, entre outros.
Criar com base na inovação
Aplicando esse conceito para restaurantes, caberia para o caso de você desenvolver uma novidade culinária exclusiva ou algo que o destaque dos demais, e o nome em si já falaria pela inovação, sendo uma boa estratégia que vai agregar valor ao seu negócio.
Evite nomes conhecidos
Se você tem um sobrenome famoso, como Mancini, Fasano ou outros que já são marcas de restaurantes conhecidos, evite utilizá-los. O brasileiro, que tem uma relação intrínseca com o humor, gosta de fazer trocadilhos inspirados em filmes, celebridades e até em outros restaurantes famosos. O problema é que dependendo do nome, da utilização do original até da identidade visual, pode lhe trazer problemas com a Justiça e os detentores de direitos autorais.
Registre o nome escolhido
Você definiu o nome do seu restaurante e agora aparentemente está tudo certo, mas ainda falta um item principal que muitas pessoas ainda esquecem ou não possuem conhecimento da sua existência: o registro do nome escolhido. No Brasil, você deve registrá-lo no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), órgão que regula o registro de marcas e patentes e o único válido como oficial. Essa medida é importante para proteger o seu nome de plágios e cópias.
