10 dicas para promover seu restaurante no dia das mães

10 dicas para promover seu restaurante no dia das mães

Sabia que o DIA DAS MÃES É UM DAS DATAS DE MAIOR MOVIMENTO DO ANO em restaurantes? Em quais estratégias você pensou para faturar alto nessa data? Você tem anunciado o seu evento da forma correta e aproveitado as múltiplas possibilidades de divulgação? O dia das mães é uma grande oportunidade para atrair clientes e vender o seu restaurante como a melhor opção para que famílias possam homenagear pessoas tão importantes em suas vidas. Então, não perca tempo e anote dez dicas preciosas e comprovadas para promover seu restaurante no dia das mães.

1 - A decoração de restaurante para o dia das mães tem que ser marcante

Arranjos com flores, velas, guardanapos, jogo americano personalizado e toalhas bordadas são algumas das opções decorativas que criam um clima especial. As cores que mais costumam ser utilizadas são roxo, tons de lilás, rosa e branco, mas também existem temas com tons de amarelo e laranja. Se o seu restaurante trabalha com uma temática especial como cultura japonesa, você pode explorar curiosidades do país no que diz respeito ao significado de ser mãe, por exemplo, ou abordar com fatos históricos como a origem da data. Uma decoração temática caprichada fará com que as mães se sintam ainda mais especiais ao frequentarem o seu restaurante.

2- Música também ajuda

Outro atrativo interessante é oferecer música ao vivo. Um pianista costuma gerar um clima mais intimista, mas outros ambientes agradáveis podem ser criados com um DJ ou músicos de jazz, por exemplo. Aproveite o momento para incentivar os seus clientes a pedirem suas músicas favoritas ao garçom, fazendo-os se sentirem mais participativos.

3- Faça um cardápio especial

Datas comemorativas são o momento ideal para causar aquela boa primeira impressão e um cardápio bem elaborado certamente ajudará nesse objetivo. Crie pratos especiais para a data e faça combinações com bebidas e sobremesas que deixem o momento ainda mais especial. É muito comum que os clientes peçam recomendações aos atendentes, por isso, é importante que os funcionários do atendimento tenham bom conhecimento sobre os pratos, bebidas e ingredientes.

4- Garanta que tudo esteja em ordem

Aumente o número de mesas, organize turnos especiais para não comprometer o atendimento e verifique as melhores opções de comodidade relacionadas ao estacionamento e acesso à região, especialmente nos horários de trânsito intenso. Esses cuidados, além de melhorarem o fluxo de trabalho e evitarem transtornos para os clientes, podem ser ótimos diferenciais a serem destacados nas ações de marketing para restaurante no dia das mães.

5- Atendimento com excelência

É importante que as reservas estejam bem organizadas conforme a capacidade do restaurante para evitar problemas como falta de mesas, escassez de algum ingrediente, brinde ou acessório decorativo, além de deficiências no atendimento. Uma dica interessante é estender o horário de funcionamento para abrir uma hora antes e fechar uma hora depois do convencional. Além de conseguir atender melhor os clientes, eles poderão ficar à vontade e não se sentirão obrigados a saírem depois que terminarem a sua refeição.

6- Ofereça entretenimento para as crianças

O dia é das mães, mas as crianças também devem se divertir em seu restaurante. Use sua criatividade e promova distrações para os pequenos. Você pode oferecer jogos, papéis para colorir, brinquedos, balões, entre outras opções para manter a criança distraída, enquanto sua mãe pode ficar mais tranquila e aproveitar a sua refeição.

7- Surpreenda o cliente

Uma data especial se torna ainda mais memorável quando o cliente pode ser surpreendido por homenagens e outros mimos que certamente ficarão na memória afetiva. Aventais e acessórios personalizados também ajudam a criar mais impacto na homenagem. Na hora de pagar a conta, os garçons podem promover uma surpresa para a mãe, oferecendo uma flor, um brinde personalizado, ou uma foto especial como recordação daquele dia.

8- Divulgue o seu restaurante

Mantenha seus perfis em mídias sociais atualizados com novidades do estabelecimento e fotos bem elaboradas, que estimulem o público a conhecer um ambiente agradável e a saborear os pratos. Sites que avaliam locais, como o Trip Advisor, são ótimas opções para atrair clientes, especialmente se o seu restaurante fica em um ponto turístico. Mas a divulgação não passa apenas pelas mídias sociais. Invista também na mídia local, distribua panfletos com promoções e divulgue atrativos também na fachada para atrair as pessoas que passam por ali.  

9- Faça parcerias blogs e sites

Blogueiras que estão iniciando neste universo adoram ganhar brindes e cortesias de lojas, restaurantes e empresas, por isso, é interessante realizar uma ação com blogs cujos donos(as) moram e possuem seguidores na cidade ou região onde fica o restaurante. Você pode oferecer um jantar para a blogueira, uma sobremesa grátis ou alguma outra cortesia, e promover uma experiência que motive ela a recomendar seu restaurante como sugestão para o dia das mães. Após essa ação, é importante ter uma estratégia de mensuração dos resultados dessas parcerias e se de fato levaram clientes ao seu restaurante. Uma ferramenta que pode ajudar são as pesquisas de opinião do cliente com perguntas no estilo “Como você soube do nosso restaurante?”.    

10- Faça ações promocionais

Utilize as páginas do restaurante nas mídias sociais para promover ações como “Curta nossa página e concorra a um brinde especial”, que pode ser um jantar, um desconto ou um presente temático. No Instagram e facebook, você pode também estimular seus seguidores a publicarem fotos com suas mães com uma hashtag específica e premiar a melhor foto. Solicite aos interessados para cadastrarem seus e-mails para participar das promoções. Um restaurante que não cadastra seus clientes está perdendo uma grande oportunidade de atingir seu público em campanhas futuras. Outra opção interessante é fazer anúncios locais sobre a sua promoção para o dia das mães por meio do Google Adwords, plataforma do Google que gera anúncios. Desta forma, o seu negócio aparecerá nas palavras-chave pesquisadas pelo usuário no buscador, em blogs e sites vinculados ao Google, como o YouTube e o Gmail.

A dica mais importante para promover um restaurante no dia das mães

Mais importante do que fazer ações promocionais para atrair clientes para o restaurante no dia das mães, é saber medir detalhadamente os resultados da divulgação, bem como o número de clientes que conheceram o restaurante por meio das campanhas e o lucro obtido com os pratos e adicionais vendidos (como sobremesas e complementos). Mãos à obra e boas vendas!   Veja nossos modelos de cardápio para restaurante  
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