Voltar

Fornecedores para restaurante: 5 dicas para escolher sem erros

Escolher bons fornecedores para restaurante é fundamental para que seu negócio dê certo, e com a chegada de um novo ano, quando muitos contratos precisam ser renovados, muitos empreendedores repensam a parceria com quem fornece tudo que é necessário para a casa se manter ativa. Mas como escolher bem? Quais critérios seguir? Para acabar de vez com essas dúvidas, confira abaixo as 5 dicas que separamos.

Embora simples, elas muitas vezes passam despercebidas e podem fazer MUITA diferença nos seus lucros.

Dicas para escolher fornecedores para restaurante

AVALIE O QUANTO A EMPRESA ESCOLHIDA ESTÁ DISPOSTA A APRENDER SOBRE O SEU NEGÓCIO

Muitos fornecedores para restaurante pensam somente em vender, o que não resulta em nada bom para as partes envolvidas, principalmente a longo prazo. O ideal, para não ter que lidar com problemas futuramente, é que você ensine sobre o seu negócio para a empresa escolhida e, claro, analise o quanto ela está empenhada em entendê-lo.

Ao entender seu cardápio e sua cozinha, por exemplo, o fornecedor será capaz de separar os melhores insumos, estar preparado para fazer entregas antecipadas quando preciso, entre outras coisas.

FAÇA VISITAS

Essa é uma das atividades mais importantes para empreendedores que estão em busca de fornecedores, pois permite que os mesmo vejam, in loco, como os produtos solicitados são trabalhados.

É, inclusive, uma dica extremamente válida para quem compra frutas, legumes e verduras: ao fazer uma visita você poderá conhecer todo o processo, desde a plantação até o preparo para o envio ao seu restaurante.

CONSIDERE OS FORNECEDORES QUE ESTÃO PERTO DE VOCÊ

Com a crescente tendência de consumo dos produtos orgânicos, muitos empresários buscam escolher os fornecedores para restaurante que estão nas redondezas para valorizar a produção local, mas escolher quem está por perto contribui com muitos outros benefícios.

Um deles é poder analisar com mais facilidade diversos pontos, como fazer a visita acima citada, e poder resolver possíveis problemas com mais rapidez.

PRESTE ATENÇÃO À DOCUMENTAÇÃO FORNECIDA

Outra forma de escolher de forma certeira um fornecedor é observar quais são os documentos fornecidos por ele.

O contrato deve ser claro para todas as partes, os devidos registros e notas fiscais dos produtos não devem ser negados ao comprador, a documentação de procedência para produtos importados também devem ser apresentadas, entre outros.

ESTUDE AS REFERÊNCIAS

Outro ponto muito importante na hora de escolher um fornecedor para o seu restaurante é estudar as referências a respeito dele, o que não costuma ser difícil. Conversar com donos de outros empreendimentos que ele atende, por exemplo, já irá te ajudar a descobrir se está ou não fazendo a escolha certa.

E vale ressaltar que nada impede que você escolha mais de um fornecedor, tendo sempre uma segunda opção, desde que todos sejam escolhidos da maneira correta e seguindo alguns critérios, como os citados acima.

O que mais fazer na hora de escolher fornecedores para restaurante

Além de seguir as dicas que citamos, relacionadas à escolha em si, não se esqueça de olhar para o seu negócio e suas principais necessidades.

Qual o orçamento disponível para as compras? O que precisa ser comprado?

Essas e outras perguntas precisam ser respondidas de forma clara, de preferência com a participação do seu chef.

Se sua busca por fornecedores para restaurante não visa especificamente a cozinha, mas sim cardápios e outros itens de mesa, entre em contato e converse com a nossa equipe. Somos referência no mercado no que diz respeito a esse assunto, e com certeza poderemos te ajudar.