Cuidados com a higiene dos banheiros do seu restaurante: conheça os 7 principais

Cuidados com a higiene dos banheiros do seu restaurante: conheça os 7 principais

Cozinha, salão, fachada, cardápio… Investir em todos esses elementos certamente é importante para aumentar o lucro do seu negócio, mas existe um local que também merece bastante atenção: o banheiro.

De acordo com um estudo realizado pela Ibope Zogby International (EUA), cerca de 80% dos consumidores afirmam que evitam frequentar um restaurante com banheiro sujo. Por isso, é muito importante zelar pela limpeza, decoração, sinalização e acessibilidade dos banheiros do restaurante.

Quando essas áreas não são bem cuidadas, os clientes geralmente tiram conclusões negativas sobre a organização e higiene do estabelecimento.

Veja os principais cuidados com a higiene dos banheiros do seu restaurante por meio de algumas dicas que reunimos.

 

1. Tome cuidado com a localização dos banheiros do seu restaurante

De acordo com a Anvisa, os banheiros e vestiários dos funcionários não devem se comunicar diretamente com as áreas de preparo e armazenamento dos alimentos, portanto, devem ficar afastadas.

Evite também incluir mesas muito próximas a esses locais. Por mais que os banheiros possam contar com divisórias e portas isolantes, somente a frequência da circulação de pessoas para essas áreas podem gerar incômodos à privacidade dos clientes.

Caso o seu restaurante comece a apresentar uma alta demanda de clientes que obrigue a providenciar mais mesas, estude outros meios de reorganização de layout que evitem a criação de áreas críticas, ou seja, mesas onde os clientes mais evitam permanecer, como próximos aos banheiros por conta do cheiro e da alta circulação.

 

2. Banheiros podem ser locais de potencial contaminação

Há também um outro motivo para se preocupar com a localização dos banheiros próximos a alimentos: o risco de contaminação.

Por concentrarem resíduos, os banheiros são locais de reprodução de bactérias. Um estudo produzido em 2011 por pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA) examinou a superfície de banheiros públicos e identificou 19 filos bacterianos.

Esses dados já reforçam a importância dos cuidados com higiene no banheiro do restaurante, já que a simples limpeza já diminui a incidência desses organismos.

 

3. Lavar as mãos é mais importante do que você imagina

De acordo com a Anvisa, metade das pessoas esquece de lavar as mãos quando sai do banheiro.

Recomendar aos funcionários para lavarem as mãos após fazerem as suas necessidades é uma ação muito óbvia, mas é uma prática que precisa sempre ser reforçada. O mesmo vale para os clientes, por meio de avisos nas paredes.

Resíduos como fezes concentram um grande número de micróbios que podem se espalhar pelo ambiente.

Quando uma pessoa vai ao banheiro e não lava as mãos após usá-lo, esses organismos se multiplicam especialmente nos dedos e são transportados para outras áreas do restaurante, inclusive alimentos, talheres e pratos, por exemplo.

Reforce com os funcionários sobre a importância de lavar as mãos após o uso do banheiro e o quanto essa medida pode impactar no negócio do restaurante e na própria saúde.

 

4. Procure higienizar os banheiros do restaurante regularmente

É claro que se o restaurante está em uma alta temporada e com muita frequência de clientes, a higienização dos banheiros será uma tarefa mais desafiadora. Mas ela deve ser valorizada ao máximo, pois, impacta na avaliação do cliente sobre o restaurante.

Procure limpar os banheiros pelo menos duas vezes ao dia. Crie uma tabela com um cronograma de limpeza para que a gestão se torne mais organizada.

Quando for limpar o piso, sempre utilize placas de sinalização de que o local está escorregadio para evitar acidentes tanto de colaboradores quanto de clientes.

Procure desinfetar as áreas de frequente contato, como pias, maçanetas, torneiras, puxadores, botão de descarga, interruptores de luz e mictórios. Os desinfetantes precisam ficar intactos por alguns minutos nas áreas para agirem contra os organismos patogênicos. Após isso, limpe com um pano seco.

 

5. Evite a contaminação cruzada por meio de itens de limpeza do banheiro

Assim como devemos evitar a contaminação cruzada na cozinha, isso também deve ser aplicado com as ferramentas de limpeza do banheiro como esfregão, escova de vaso sanitário, panos, luvas e baldes.

Os materiais destinados para limpeza dos alimentos devem ser armazenados em locais apropriados, longe dos alimentos. Separe-os de itens para higienização de outras áreas do restaurante, como a cozinha.

 

6. Certifique-se de que os banheiros possuem instalações adequadas

Basicamente, um banheiro de restaurante deve ter: sabonete líquido, antisséptico, papel higiênico, papel toalha ou secador de mãos (solução considerada mais sustentável) e lixeiras com tampa, que deve ser aberta com pedal.

Tenha atenção com o estado de encanamentos, evitando que apareçam ao cliente com ferrugens, vazamentos, ou transmitam a impressão de que o local foi construído de forma improvisada.

É imprescindível, especialmente nas altas temporadas, designar um funcionário do restaurante que fique responsável por checar e repor itens como papel higiênico, sabonete e a retirar o acumulado nas lixeiras.

Procure reparar o quanto antes defeitos estruturais como lixeiras com pedal quebrado, recipientes de sabonete líquido deficientes, torneiras que não funcionam direito, entre outros problemas.

A falta desses reparos pode estimular, na prática, hábitos incorretos de higienização, além de transmitir aos clientes a impressão negativa de que o restaurante não preza por uma boa manutenção.

Adaptar o banheiro para deficientes físicos também conta muitos pontos para o seu restaurante, especialmente se o local fica próximo a Hospitais ou centros de tratamento permanentes.

 

7. Placas de sinalização podem ajudar nos cuidados com a higiene do banheiro do restaurante

Alguns avisos podem estimular os usuários do banheiro a adotarem não só hábitos higiênicos saudáveis, mas a cuidar do ambiente que estão e evitar desperdícios com papel higiênico e água.

Procure colocar placas para lembrar os usuários a sempre lavarem as mãos após utilizarem o banheiro.

Instale mensagens que recomendem, por exemplo, uma quantidade recomendada no uso de papel toalha para secar as mãos (geralmente duas), ou, se for um secador elétrico, como utilizá-lo da forma correta.

Outras mensagens conscientizadoras podem alertar sobre hábitos de conservação do local, como jogar o lixo na lixeira, mirar corretamente no mictório, dar descarga, usar água com consciência, entre outras medidas importantes.

Em resumo, cuidar da higiene do banheiro do seu restaurante é uma questão de saúde, zelo, economia e, claro, uma forma de gerar uma melhor impressão ao cliente que visita o seu estabelecimento.

Um banheiro bem higienizado é fundamental na 1ª impressão do cliente, mas o cardápio é o primeiro ponto de contato dele com o restaurante, então dedique especial atenção a ele, aplicando a Engenharia de Menu com a ajuda de nossos consultores.

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