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Como captar clientes de apps de entrega para o seu restaurante

Com a crise do CoronaVírus, o mundo vem mudando rapidamente e é preciso se preparar para que as transformações necessária nessa fase de crise, sejam um gatilho para o crescimento de seus negócios quando o mundo voltar ao normal.

Mas como lidar com esse desafio e manter seus lucros diante deste cenário? Vamos te dar 4 dicas para te ajudar neste artigo, mas antes queremos compartilhar uma reflexão muito interessante para este momento, compartilhada pela Revista Época Negócios: os aplicativos podem levar os restaurantes a falência?

Veja a resposta a seguir.

Apps de entrega podem levar um restaurante à falência?

Segundo matéria da revista Época Negócios, de fevereiro de 2020, a resposta é sim. Isso porque a maior empresa de alimentação nacional a atender por aplicativos cresceu muito e mudou suas estratégias de vendas que, segundo os empreendedores entrevistados, acabam com a margem de lucro dos estabelecimentos que atendem pela plataforma.

Entre elas, citamos 3 das mais conhecidas pelo público e pelos restaurantes:

1- A empresa deixou de fornecer contato dos clientes aos restaurantes, passando a ficar com os dados do consumidor, mesmo sem fazer a comida;

2- Promoções como compre um lanche e ganhe outro ou cupom de descontos – segundo uma das entrevistadas, sobre o valor de determinados pratos, há o percentual a ser repassado para o aplicativo, sendo impossível atender às promoções propostas sem ter prejuízo;

3- Abertura de um restaurante da própria empresa de entrega. Para atender os pedidos feitos com antecedências pelos clientes o app  compra alimentos de outros restaurantes e vende os mesmos a preços inferiores aos praticados no mercado.

É natural que novidades surjam em todos os setores, aumentando a competição e exigindo mudanças para sobreviver em um mercado altamente competitivo.  Por isso, se você deseja que seu restaurante faça frente aos apps de entrega e tenha resultados realmente relevantes, confira nossas dicas a seguir.

 

4 dicas para seu restaurante captar clientes dos apps de entrega

A facilidade de receber a comida na porta da residência passou a fazer parte da rotina de muitos consumidores. E isso não pode impedir seu restaurante de continuar lucrando, muito pelo contrário, deve ser um estímulo para você ampliar seus negócios.

Veja algumas dicas a seguir.

  1. Crie seu próprio aplicativo

Crie um aplicativo para seu restaurante. Além do cardápio, é possível incluir:

  • Pedidos de delivery;
  • Programa de fidelização;
  • Cupom de desconto ou promoções;
  • Reserva de mesa via app.

Além de aumentar as vendas, ter seu próprio aplicativo é uma forma de reforçar a imagem de marca, compartilhar notícias interessantes de seu restaurante, receber sugestões dos clientes e melhorar a comunicação com seu público.

 

  1. Use listas de transmissão no WhatsApp

Tudo começa com uma listagem de consumidores, que você pode captar através de preenchimento de cupons no próprio restaurante, no site de seu estabelecimento ou com promoções publicadas nas redes sociais.

Após ter essas informações, você pode criar uma lista de transmissão no WhatsApp  e enviar mensagens (com texto curto e visual atrativo).

Atenção: com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), existem critérios que precisam ser respeitados para evitar problemas legais, entre eles, ter o consentimento da pessoa para receber mensagens tirá-la da lista, caso ela faça esse pedido!

 

  1. Prepare-se para o processo de entregas

Antes de divulgar seu serviço e app de entrega, estruture seu restaurante para atender adequadamente seus clientes. Se não tiverem uma boa experiência, provavelmente não utilizarão mais seus serviços, nem recomendarão para outros consumidores.

Entre as ações importantes, personalizar e treinar os entregadores é muito importante para agradar o cliente no momento da entrega. A seleção desses profissionais também é essencial, assim como oferecer salário e benefícios compatíveis com sua função – lembre-se que eles serão a ponte entre seu restaurante e seu consumidor!

 

  1. Divulgue seu serviço de entrega e estimule seu cliente a fazer pedidos direto com você

Utilize o site do restaurante e as redes sociais para informar os detalhes de funcionamento do serviço e faça materiais impressos para divulgar no estabelecimento. Deixe os folhetos em empresas próximas e em outros estabelecimentos comerciais (como lojas de roupa ou calçados, floricultura, etc.) – e, atenção: capriche no visual do material (digital e impresso)!

Estimule seu consumidor a continuar fazendo pedidos, oferecendo cupons de desconto, fazendo promoções e criando um plano de fidelização, entre outras ideias.

 

Dica mais importante para seu restaurante fazer frente aos apps de entrega

Como dissemos anteriormente, não é possível deixar de lado as tendências de mercado, entre elas, as vendas de alimentos por  aplicativos. Mas isso não significa que o atendimento no próprio restaurante não mereça atenção.

Manter a qualidade dos serviços e produtos, divulgar o estabelecimento, elaborar ações para trazer clientes (como promoções, exposições ou música, por exemplo) devem fazer parte de um planejamento para manter o fluxo de pessoas no espaço quando essa crise passar.

Nesse sentido, nossa dica final é explorar o fato de que, quando essa crise do CoronaVirus passar, uma ida ao restaurante representa muito mais do que a alimentação em si. É um momento de lazer, de curtir pessoas queridas (família ou amigos) e abandonar a solidão que, muitas vezes, acompanha quem recebe o alimento em casa.

Para isso, seu restaurante deve criar uma experiência única aos clientes até mesmo no delivery, com uma experiência rica em cada detalhe, que vai desde a embalagem de delivery, até a apresentação do prato, demonstrando que a experiência do cliente é uma prioridade para seu restaurante e que quando essa crise passar, vai valer a pena sair de casa para curtir momentos especiais regados a um bom prato no seu estabelecimento!

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