Voltar

Como abrir uma lanchonete: os principais pontos que você deve trabalhar

Se você chegou até esse post é por que realmente deseja saber como abrir uma lanchonete. Num primeiro momento pode parecer algo extremamente complicado de ser feito, mas separamos aqui alguns pontos que precisam ser trabalhados nesse processo, para que você perceba que com um pouco de esforço e estudo nada é impossível.

Você verá, inclusive, que o processo em si é semelhante ao de abertura de um restaurante, por exemplo, exigindo basicamente um bom PLANEJAMENTO.

Vamos a esses pontos?

Os pontos que você deve trabalhar para abrir sua lanchonete

LOCALIZAÇÃO

Na hora de empreender, é fundamental entender que um negócio não deve ser aberto em qualquer lugar, considerando apenas o preço de venda/aluguel do imóvel, por exemplo.

Essa escolha deve ser extremamente estratégica, pois irá ajudar a ditar seu sucesso ou fracasso.

PÚBLICO-ALVO

O local escolhido deve, inclusive, estar próximo do seu público-alvo, mas qual é esse público? Qual o tipo de cliente que você deseja ter?

Defina claramente as características do seu cliente ideal, como idade e poder aquisitivo, pois assim será mais fácil direcionar suas ações de marketing posteriormente.

CONCORRÊNCIA

Você escolheu sua localização sabiamente, considerando o valor do imóvel e a proximidade com seus clientes, mas não se esqueça também de trabalhar outro ponto muito importante nessa escolha: a presença da concorrência.

Quem realmente quer saber como abrir uma lanchonete precisa se atentar a isso: não é preciso ir para um lugar onde não há concorrência nenhuma, mesmo por que isso nem sempre é possível, mas sim saber avaliar os concorrentes próximos e os riscos que podem representar.

INVESTIMENTO

Outro ponto crucial, e não poderia deixar de ser, é o investimento total que precisa ser feito para a abertura da lanchonete.

Mesmo aquelas que funcionam em espaços extremamente pequenos por vezes exigem grandes quantias em dinheiro, o que também depende do conceito que se deseja passar, além do caixa que precisa existir para manter o negócio até que o lucro comece a surgir.

Como abrir uma lanchonete e se diferenciar das demais

Como dissemos todos esses, e muitos outros, são pontos comuns na abertura de qualquer negócio, incluindo os voltados para alimentação fora do lar.

No que diz respeito a como abrir uma lanchonete, porém, é importante pensar ainda no que irá te diferenciar das demais, principalmente se houver concorrência por perto.

Caso vá seguir uma linha tradicional, servindo lanches e salgados, vale a pena apostar em uma decoração diferenciada, inclusive como forma de atrair mais clientes para conhecer o local. Decoração essa que não precisa estar somente no salão: experimente colocá-la também nos banheiros, seu público com certeza irá gostar.

Outra forma de se destacar é criar um cardápio diferenciado... Se não existem lanchonetes com lanches vegetarianos na região, por que não oferecer essas opções? Ou ainda, que tal criar lanches inspirados em elementos do universo geek? Há estabelecimentos que já apostaram nessa última alternativa, e sem dúvidas estão lucrando.

Esses são os pontos básicos que devem ser do conhecimento de quem quer saber como abrir uma lanchonete, e agora que você os conhece, basta se aprofundar no estudo de cada um e tirar sua ideia do papel. Na hora de criar o cardápio, converse com a nossa equipe e escolha um design que seja a cara do seu negócio e se diferencie ainda mais.