Voltar

Cardápio para pousada: 5 dicas para criar o seu

Trabalhar com hospedarias significa ter que pensar em inúmeros detalhes, mesmo que elas sejam pequenas. Elaborar um bom cardápio para pousada, por exemplo, faz parte das tarefas de quem investe nesse tipo de empreendimento, porém muitas dúvidas podem surgir, afinal o empreendedor muitas vezes foca na administração do negócio, deixando de lado a importância de se atentar ao que a cozinha irá oferecer para os hóspedes.

Para te ajudar nesse ponto, separamos no post de hoje 5 dicas voltadas para a criação de um cardápio para pousada.

Dicas para criar um cardápio para pousada perfeito

TENHA FOTOS REAIS DOS SEUS PRODUTOS

Nem sempre os hóspedes se dirigem direto ao buffet para ver o que está sendo servido. Muitas vezes eles preferem, antes, escolher uma mesa para sentar, e é nessa hora que é interessante ter um cardápio, para que nesse momento já seja possível identificar as opções para aquela hora do dia.

Depois, com calma e já sabendo o que quer, a pessoa poderá se levantar para compor seu prato.

BUSQUE TIRAR FOTOS DE QUALIDADE

Não basta apenas ter fotos que sejam fiéis aos produtos que sua pousada serve: é MUITO importante que elas sejam de qualidade e realmente atrativas.

Sabe aquela máxima de que comemos primeiro com os olhos? Ela é real e deve ser levada a sério por quem lida com alimentação.

CRIE UM CARDÁPIO DE POUSADA QUE SEJA COMPLETO

Nada impede que você deixe o café da manhã em um cardápio e as demais refeições em outro, ou que crie um unificado. Em todos os casos, porém, ele precisa ser completo, o que significa incluir doces, salgados, opções de bebida e o que mais você julgar necessário para manter o hóspede bem informado.

APROVEITE OS PRODUTOS REGIONAIS

Quer criar um cardápio para pousada que se destaque dos demais? Então use e abuse dos produtos regionais nas refeições oferecidas. Se seu estabelecimento está no Nordeste, por exemplo, crie pratos com frutas típicas da estação, tapioca, etc.

FAÇA A CRIAÇÃO COM BASE NA FICHA TÉCNICA

Um cardápio bem feito precisa OBRIGATORIAMENTE ser elaborado levando em consideração a ficha técnica. É ela que irá te ajudar a guiar a equipe da sua cozinha no que diz respeito ao preparo dos pratos, porcionamento e apresentação, de modo a seguir um padrão de produção muito útil também para o controle do seu estoque.

Saiba mais sobre ficha técnica nesse post.

Outros itens que são importantes para a sua pousada

Além de criar um bom cardápio, você também pode pensar em outros itens que, juntos a esse primeiro, irão formar seu kit de mesa perfeito.

O jogo americano é um deles, podendo ser confeccionado em diversos materiais e também com o seu logo, reforçando a identidade visual do seu negócio e de quebra protegendo suas mesas, bem como o porta copo.

Quer saber mais a respeito desses itens e do cardápio para pousada para oferecê-los aos seus hóspedes?

Então entre em contato para conversar com a nossa equipe, formada por diversos designers com ampla experiência de mercado que certamente poderão criar algo com a sua cara.