Anunciar no Groupon vale a pena? Conheça os prós e contras das compras coletivas

Anunciar no Groupon vale a pena? Conheça os prós e contras das compras coletivas

Imagine mais de 1.000 sites divulgando seus produtos com descontos atrativos para milhares de pessoas. Esse era o cenário encontrado em 2012, quando houve o boom dos sites de compras coletivas. Mas nessa época, ninguém se perguntava: anunciar no Groupon vale a pena. Porém isso mudou, e com o passar dos anos o que era uma promessa de vendas começou a virar uma dúvida constante, que perdura até hoje.

Afinal, sites desse tipo podem ou não ajudar um negócio do ramo alimentício a ter bons resultados? Para te ajudar a encontrar a resposta separamos abaixo os principais prós e contras sobre o assunto, utilizando o próprio Groupon como exemplo.

 

Prós de trabalhar um anúncio no Group On

Se você tem seu cadastro nesse site, provavelmente recebe inúmeros e-mails todos os dias com diversas ofertas de seu interesse, relacionadas também à sua localidade. Caso goste de peças de teatro e more em São Paulo, por exemplo, receberá anúncios com desconto para espetáculos próximos a você, o que facilita, e muito, na hora da escolha.

Esse é um dos pontos positivos: suas ofertas irão somente para pessoas que tenham interesse no seu negócio, independente de já serem clientes ou não, e que estejam próximas a ele. O número de pessoas atingidas, por sinal, é extremamente vantajoso, tornando sua marca ainda mais conhecida, transformando-a em uma opção válida para futuras compras ou visitas.

Ou seja: o comprador pode não se interessar no momento em que está no site, mas provavelmente se lembrará de você futuramente, principalmente se o anúncio for chamativo. A publicidade gerada é uma das maiores vantagens de trabalhar um anúncio no Groupon ou sites similares, além de eles serem uma ótima forma de trabalhar itens do seu menu que possuem pouca saída sem prejudicar os lucros. Vale ressaltar que quando falamos de menu, sempre lembramos nossos clientes de aplicar o conceito de Engenharia de Cardápio, que pode melhorar seus lucros em até 30% de acordo com os consultores de restaurantes que entrevistamos. Se tiver dúvidas em relação à aplicação dessa técnica, veja nosso texto sobre Engenharia de Cardápio ou fale com nossos consultores clicando aqui ;)

 

Contras de trabalhar um anúncio no Groupon

Uma das questões mais levantadas pelos anunciantes é que os sites de compras coletivas não funcionam financeiramente, e isso de fato é verdade: anunciar neles não te fará perder dinheiro, porém não será uma fonte de lucro, por isso é interessante focar somente em se divulgar e não em ter um grande retorno financeiro.

Outro ponto negativo é que ao anunciar no Groupon, por exemplo, é sua a tarefa de cuidar para que todos os compradores consigam usufruir do desconto com a melhor experiência possível, pois a taxa paga ao site o torna responsável somente por intermediar o processo, ficando a cargo do anunciante cuidar da entrega do que foi anunciado. Se você tem um restaurante deve se atentar ao número de ofertas disponibilizadas e como se dará o agendamento de cada cliente, para que não haja conflitos entre o número de pessoas e a capacidade de produção da sua cozinha.

Qualquer problema que ocorrer pode fazer o cliente não retornar, e esse é um grande risco, uma vez que usuários de sites de compras coletivas tendem a buscar somente os descontos e, portanto, tendem justamente a não voltar ao seu estabelecimento, a não ser que tenham bons motivos para isso. Logo, quem deseja oferecer descontos deve pensar não só na forma de fazer a melhor entrega ao cliente comprador, mas também em como transformá-lo em um cliente fiel.

 

Anunciar no Groupon vale a pena ou não?

A resposta para essa pergunta é sim, desde que os resultados esperados não envolvam números. O volume de vendas obtidas de fato pode ser alto, mas, como mencionamos, não há lucro propriamente dito. Se o seu foco for somente se divulgar, esse tipo de anúncio pode ser muito útil, porém precisa ser extremamente bem trabalhado.

Uma oferta feita da forma incorreta no Groupon ou em qualquer outro site de compras coletivas pode levar os compradores a terem opiniões extremamente negativas sobre o seu negócio, além de resultados igualmente indesejados que podem durar por até seis meses, como consta em um estudo de Harvard citado no artigo do Search Engine Journal sobre o assunto. Para que esse não seja um problema para você, veja abaixo algumas dicas importantes para que os resultados sejam positivos e duradouros:

 

Trabalhe com remarketing

O usuário pode visualizar sua oferta, mas não se interessar por algum motivo. Sua equipe de marketing deve estar preparada para agir, criando campanhas de remarketing que torne seu anúncio visível em outros momentos, o que pode levar à compra e, principalmente, à lembrança da marca.

 

Trabalhe a base de dados dos clientes

Ao realizar a compra e ao ir até o seu estabelecimento desfrutar do desconto adquirido os clientes precisarão preencher um cadastro, por menor que seja. As chances de retornarem posteriormente é pequena, caso o interesse seja somente no desconto, então que tal utilizar os dados desse cadastro para incentivá-los a voltar? Campanhas de e-mail marketing, SMS e até mesmo WhatsApp são ótimas formas de informá-los sobre novos pratos, promoções e descontos exclusivos, que podem ser direcionados inclusive somente aos compradores do Groupon.

Por exemplo: ao retornar dentro de dois meses, no máximo, a bebida e a sobremesa são por conta da casa. Isso criará a sensação de exclusividade apreciada por qualquer cliente.

 

Mantenha um atendimento impecável

Alguns estabelecimentos tendem a tratar usuários do Groupon de forma diferenciada, uma vez que estão pagando menos, e isso é um erro imenso. Lembre-se que para que retornem precisam ter uma ótima experiência e, aplicando ou não a dica acima, mantenha um atendimento impecável a todo momento, garantindo inclusive que o marketing boca a boca seja feito de forma positiva, atraindo mais clientes.

 

Trabalhe um número de ofertas que não te dê prejuízo

Lembre-se também de analisar seu estoque e os pratos que irão receber desconto, além das condições para que sejam utilizados e o número de cupons disponibilizados. Isso é fundamental para que sua cozinha atenda a demanda, para que seu estoque não seja prejudicado e para que todos os compradores sejam atendidos com qualidade, sem filas ou remarcações de reserva.

 

Concluindo...

Anunciar no Groupon pode sim ser um bom negócio, mas como podemos perceber não deve ser a única estratégia para atrair clientes, e muito menos a estratégia a ser utilizada quando há necessidade de obter lucro. Considere essas informações antes de criar um anúncio e veja também se o seu estabelecimento e sua equipe estão em condições de lidar com a demanda que os sites de compras coletivas podem gerar.

E nunca se esqueça de ter um cardápio para restaurante estratégico amarrado à essas promoções, porque se as pessoas conhecerem seu restaurante pelo GroupOn, provarem seus pratos mais lucrativos e depois voltarem para consumir esses pratos pagando o preço normal, à divulgação já valeu a pena ;)

Se você já anunciou em sites desse tipo, como foi a sua experiência na prática?

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Santana a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.