Voltar

7 hábitos sustentáveis para seu restaurante causar impacto

Uma tendência cada vez mais presente no setor de restaurantes é o investimento em práticas sustentáveis.

Além de ser uma importante contribuição para o meio ambiente, ter um negócio sustentável pode ser desafiador, pois envolve diversos cuidados, investimentos e formas de engajamento para diminuir a emissão de poluentes e destinar corretamente os resíduos.

Algumas práticas simples já ajudam a tornar o seu negócio mais sustentável. Confira algumas delas para causar um impacto positivo nos clientes, agregar valor à marca e contribuir com o meio ambiente.

1 - Avalie a utilização de alimentos orgânicos

Existe uma tendência crescente no mundo pela procura de cardápios saudáveis, bem como um aumento no número de vegetarianos e veganos.

Houve também um crescimento da consciência dos efeitos do uso de agrotóxicos em alimentos, o que elevou a demanda por cereais, frutas, verduras, legumes e carnes de origem orgânica.

Trabalhar com alimentos de origem orgânica representa um hábito sustentável do restaurante, e certamente irá atrair um público alinhado com esse pensamento. Em outras palavras, pode ser um importante diferencial.

Atualmente, é possível ver alguns restaurantes que reservam um espaço no local para plantar alguns ingredientes como tomate, alface, alecrim, entre outros, que integram seus pratos. Divulgar essa exclusividade no cardápio certamente agrega mais valor ao negócio.

2 - Trabalhe com fornecedores que carreguem o conceito de sustentabilidade

Se o seu negócio passou a adotar e divulgar as práticas sustentáveis que possui, isso também deve transparecer não somente na alimentação, mas também em relação aos fornecedores.

Procure trabalhar com empresas que estejam alinhadas com práticas sustentáveis, usando soluções alternativas de embalagem dos produtos ou qualquer outra ideia que reduza seu custo e contribua para o reaproveitamento dos materiais descartados, por exemplo.

Esse compromisso com fornecedores, além de garantir a qualidade dos alimentos e contribuir com o meio ambiente, representa uma boa vantagem e diferencial especialmente para as estratégias de marketing do restaurante.

Entrevista Redes Sociais

3 - Procure economizar água no restaurante

As cozinhas e os banheiros são os ambientes que mais consomem água nos restaurantes, mas você pode adotar algumas medidas que ajudam a reduzir os gastos e o desperdício:

- Procure ensaboar todos os copos e pratos antes de enxaguá-los Só essa medida pode reduzir o consumo de água em até 80%;

- Você pode também avaliar o uso de equipamentos que fazem a lavagem automática. Além de economizar tempo, esses aparelhos utilizam uma medida de água mais adequada ao volume que precisa ser lavado;

- Instale temporizadores ou redutores de vazão nas torneiras e descargas. O uso desses acessórios podem reduzir o consumo em torno de 59%;

- Adote controladores eletrônicos de fluxo e aparelhos que acionam automaticamente as torneiras e mictórios quando precisam serem utilizados. Esse tipo de recurso diminui em até 75% o consumo de água nos locais.

4 - Invista na redução do uso de energia elétrica

Uma prática que pode alinhar charme e economia é a utilização de iluminação natural, especialmente no salão. Isso pode ser desenvolvido por meio da utilização de janelas ou de formatos especiais de coberturas que facilitem a entrada de luz natural.

Outra dica é a utilização de sensores de presença em áreas como banheiros, corredores e vestiários. Dessa forma, as luzes serão acesas apenas quando for necessário.

Equipamentos antigos geralmente consomem mais energia elétrica, ainda que suas aquisições sejam mais baratas. Ainda que mais caros, trabalhar com modelos mais novos é uma vantagem em termos de economia e sustentabilidade no restaurante.

5 - Decore o restaurante com itens sustentáveis

A decoração é uma via cuja criatividade pode agir das formas mais ousadas. Algo que você ou um conhecido precisa descartar pode se tornar um item decorativo do restaurante. Objetos como espelhos, brinquedos, tecidos, papéis, jornais e objetos antigos podem se tornar uma marca registrada na decoração.

Mesas e cadeiras podem ser feitas de madeira reaproveitada ou de demolição, criando um estilo rústico, comum principalmente em hamburguerias e bares, voltados principalmente ao público jovem.

As lâmpadas de LED, conhecidas por reduzirem o consumo de energia, podem ser utilizadas de diversas formas no restaurante, gerando criações que reforcem a experiência do cliente.

Existem também restaurantes que já utilizam elementos recicláveis, como garrafas PET em lâmpadas.

6 - Dê a destinação correta aos resíduos do restaurante

A reciclagem e coleta seletiva são práticas sustentáveis que devem ser estimuladas no restaurante. Itens como papelão, garrafas PET e alumínio podem ser destinados a cooperativas de reciclagem ou servirem de material para novas propostas de decoração, como informamos no tópico anterior.

Ao receber produtos de fornecedores, as embalagens podem ser devolvidas a essas empresas, para que sejam reutilizadas.

O Brasil é conhecido como um dos países que mais desperdiçam comida. Buscar evitar esse problema, por si só, já é um diferencial para o seu negócio.

Isso pode ser feito por meio de medidas como, por exemplo, adequar o cardápio às porções que os clientes mais consomem, reduzindo, desta forma, o desperdício.

Se o garçom observar que o cliente gostou de determinado prato, mas por falta de tempo, não pode consumi-lo, pode sugerir que ele guarde em uma embalagem e leve para casa, por exemplo.

7 - Outras dicas importantes para desenvolver hábitos sustentáveis no restaurante

- Procure se atualizar sobre notícias relacionadas à sustentabilidade, tais como novidades em equipamentos, formas de reaproveitamento de materiais e informações sobre a reputação de marcas e fornecedores com quem o restaurante trabalha, já que podem estar envolvidos em escândalos ambientais;

- Treine os colaboradores para aderirem à causa, por meio do uso consciente da água e da energia elétrica nas atividades dentro e fora do restaurante, inclusive no preparo dos pratos, entre outros hábitos sustentáveis;

- Procure se informar sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e iniciativas sustentáveis que seu município tem efetuado. Esse conhecimento ajuda a direcionar suas estratégias para manter o conceito de sustentabilidade no seu restaurante;

- Faça parceria com coletores locais e participe de ações sociais na sua região. Além de fazer bem ao próximo e contribuir para uma sociedade mais justa, é uma boa imagem para seu negócio.

E por último, seu cardápio também pode ser sustentável tanto por meio do material, como papel ou plástico reciclável, como a composição do menu pode evitar trabalhar com animais que estejam em extinção, como peixes e aves.

Para contribuir com a sustentabilidade do seu restaurante, conte com a I9 Menu e nossa expertise em cardápios. Nossos modelos de cardápio são customizáveis e podem dar aquele charme para surpreender os clientes e alavancar as vendas.

Entre em contato pelo Chat Online, no telefone 11 2364-6466 (até às 18h) ou no WhatsApp 11 98753-8754 (até 23h).