Voltar

5 pontos para se atentar ao abrir um restaurante por quilo

Abrir um restaurante por quilo não deixa de ser um bom negócio, como qualquer outro que tenha estudo e planejamento por trás. Para isso, obviamente, é importante se atentar a todos os detalhes, principalmente aqueles que formarão a primeira impressão dos clientes. Você já parou para refletir em quais pontos eles mais irão prestar atenção, por exemplo? Se não, continue a leitura deste post para conhecer os 5 principais.

São detalhes pontuais, mas que podem sim significar o sucesso ou o fracasso do seu negócio, devendo ser bem trabalhados por você.

A quais pontos você deve se atentar ao abrir um restaurante por quilo

A TEMPERATURA DO BALCÃO DOS ALIMENTOS CRUS E FRIOS

Como mencionado pela nutricionista Maria Fernanda V. D’Ottavio, do Hospital do Coração, é extremamente importante que os alimentos crus e frios, como as saladas, fiquem longe dos pratos quentes, em temperaturas bem mais baixas.

Tudo que for cru precisa ser mantido refrigerado ou sobre o gelo, enquanto tudo o que for frio, incluindo os molhos feitos diariamente, deve ficar em balcões com uma temperatura de 5ºC ou menos. Tanto a temperatura desses alimentos quanto a dos alimentos quentes deve ser monitorada constantemente.

A COBERTURA SOBRE A COMIDA

Um ponto crucial para quem quer abrir um restaurante por quilo é determinar a cobertura que será colocada sobre a comida, considerando que muitos restaurantes do tipo deixam os alimentos completamente expostos e sujeitos a contaminação por saliva, por exemplo.

Considere colocar um toldo simples ou uma cobertura de vidro que permita que o alimento seja visto e escolhido no sistema “abre e fecha” enquanto fica protegido.

A FUNÇÃO DE CADA FUNCIONÁRIO DE SUA EQUIPE

Aqui, além de designar uma pessoa para pesagem, outra para o caixa e assim por diante, estude a possibilidade de deixar um funcionário para cuidar da limpeza do local durante seu funcionamento.

Isso por que os restos de alimento nas mesas e no chão definitivamente não são agradáveis, e precisam ser removidos sempre que surgirem.

A PRESENÇA DE PIAS PARA OS CLIENTES

Além das pias dos banheiros, certifique-se de ter um espaço para instalar pias também fora deles, próximas da área de alimentação, para que seus clientes possam higienizar as mãos rapidamente antes de comer.

É fundamental disponibilizar álcool gel e toalhas de papel para uma higienização eficaz.

O USO CORRETO DOS PEGADORES

Não é difícil encontrar um restaurante por quilo no qual os pegadores sejam mantidos dentro da comida, até mesmo por falta de atenção dos clientes, mas esse problema é pequeno quando comparado a outro: o uso de um único pegador para vários alimentos.

No seu estabelecimento, evite essa prática mantendo vários pegadores e instruindo funcionários e clientes a deixarem cada um no seu lugar, o que também contribui para diminuir o risco de contaminação.

Para mais dicas que serão fundamentais para você abrir um restaurante por quilo, continue acompanhando nosso blog. Temos conteúdos especiais para quem quer criar um negócio de sucesso, seja ele um restaurante pequeno ou não. Se ficar com qualquer dúvida, entre em contato para conversar com a nossa equipe.