Voltar

5 filmes que ensinam como administrar um restaurante

Você, provavelmente,já ouviu a famosa frase que afirma que a vida imita a arte. 

 

Pensando nela, selecionamos 5 filmes que tem o universo culinário como pano de fundo e acabam por fornecer preciosas lições sobre como administrar um restaurante. Então, voilà: confira a lista e assista o filme!

  1. Ratatouile

Ano: 2007

Direção: Brad Bird

Gênero: Animação

 

A história

Ratatouile, que também é o nome de uma tradicional receita francesa com legumes, conta a história de Remy, que mora em umas das principais capitais gastronômicas do mundo, Paris. Com um paladar sofisticado, sonha em se tornar um chef de cozinha - e tem talento de sobra para isso - porém, Remy é um rato.

 

Um dia, a vida o coloca na cozinha de um dos mais finos restaurantes da capital francesa e, então, contornando todos os problemas, ele decide transformar seu sonho em realidade.

O que aprendemos com a animação

Da decisão de abrir um restaurante até a concretização desse sonho, há um caminho a ser percorrido. Durante esse percursos existem obstáculos a serem percorridos, mas com um bom planejamento, definição do projeto, escolha do cardápio adequado ao público, a equipe certa (e treinada) e com uma administração de restaurante correta, é possível obter os resultados desejados.

 

Desistir diante das dificuldades ou fingir que elas não existem, contudo, não dará as condições necessárias de prosseguir. Por isso, saiba o que é preciso para abrir um restaurante, organize-se e vá à luta!

 

  1. Sem Reservas

Ano: 2007

Direção: Robert Scott Hicks

Gênero: COmédia romântica

 

A história

Kate Armstrong (papel de Catherine Zeta-Jones) é uma experiente chef de cozinha, trabalhando em um restaurante sofisticado em Manhattan. A intensidade e o perfeccionismo com que desenvolve seu trabalho intimida as pessoas do restaurante que, no entanto, a obedecem devido à sua competência.

 

Sua rotina, contudo, se transforma totalmente quando a irmã falece em um acidente, deixando sua sobrinha (Abigail Breslin) sob sua responsabilidade. Para complicar ainda mais, o restaurante contrata um novo Chef, Nick (Aaron Echhart), com temperamento bastante diverso do seu.

 

A convivência com a sobrinha e a rivalidade (e o romance) com o novo profissional levam Kate a sair de sua zona de conforto.

 

O que aprendemos com o filme

Muitos ensinamentos podem ser tirados dessa história, começando pelo fato de que não importa quanto um profissional é competente ou qual o nível hierárquico que ele possui. Para administrar um restaurante, o gestor precisa valorizar todos os colaboradores, lembrando que cada um é uma peça única do quebra cabeças e, basta a falta de uma delas, para deixar  de alcançar o resultado final.

 

Além disso, é conveniente lembrar que, por mais que a vida profissional seja ótima, é preciso tempo para a vida pessoal.

 

  1. Chef

Ano: 2014

Direção: Jon Favreau

Gênero: Drama

 

A história

Carl (Jon Favreau) é o chef de um restaurante famoso em Los Angeles, mas sempre bate de frente com o dono que não aceita suas sugestões para inovar o cardápio.

 

Um dia ele enfrenta um renomado crítico, que publicou uma nota bastante desfavorável sobre seus pratos, e acaba sendo demitido. E o que já era ruim fica ainda pior quando a briga, filmada por um frequentador do restaurante, vai parar na internet, impedindo-o de conseguir uma vaga em outros restaurantes.

 

Para sair dessa situação, o chef precisará recomeçar sua carreira para ter sua vida de volta. 

 

O que aprendemos com o filme

Fica evidente que o impasse relacionado à inovação de um cardápio, por conta da opinião do Chef e a dificuldade da pessoa responsável por administrar o restaurante em ouvir, só pode ser resolvida de modo profissional.

 

Outro ponto evidente é que é preciso serenidade nas discussões e cuidado com a exposição do restaurante na internet. O filme também enfoca o chamado restaurante pop-up.

 

  1. A 100 passos de um sonho

Ano: 2014

Direção: Lasse Halsstrom

Gênero: Drama

 

A história

Dona de um restaurante famoso no sul da França, Madame Mallory (Hellen Mirren), sente-se ameaçada quando um concorrente indiano abre um restaurante em frente ao seu - a administração do restaurante é de uma família que fugiu da violência política na Índia.

 

A guerra entre ambos os estabelecimentos ocorre até que a Madame reconhece o talento culinário do filho de seu adversário e passa a ensiná-lo sobre a culinária francesa, sem que ele abandone suas raízes indianas.

 

O que aprendemos com o filme

A concorrência sempre vai existir e a melhor maneira de lidar com ela é se concentrando na qualidade de serviços e produtos.

 

Há espaço para todos e, sendo realmente bom, o restaurante terá seu público. Fora isso, o filme mostra que a inovação e a criatividade é constante em um restaurante - e a engenharia de cardápio é a ferramenta adequada para definir as mudanças.

 

  1. Pegando Fogo

Ano: 2015

Direção: John Wells

Gênero: Drama

 

A história

Por conta do abuso de drogas, Adam Jones (Bradley Cooper), destruiu sua carreira de renomado chef em Paris. Ele tem sua segunda chance, contudo, quando é contratado por seu antigo maître para ser o chef de cozinha de um restaurante requintado, quando passa a exigir a perfeição da sua recém-formada equipe a fim de realizar seu sonho de ganhar uma terceira estrela Michelin.

O que aprendemos com a animação

Não importa o quanto tenha dado errado sua experiência anterior, é possível recomeçar - e usar o aprendizado já adquirido para fazer o melhor possível - sempre lembrando que em um restaurante, tudo é fruto do trabalho em equipe!

 

Gostou das dicas? Lembra-se outro filme que merece estar nesta lista? Envie os dados para nós e acompanhe nossas publicações!

 

Referências:

https://www.google.com.br/search?ei=PwVcXuzAC8nX5OUPm_-XkAI&q=filmes+sobre+restaurante&oq=filmes+sobre+restaurante&gs_l=psy-ab.3..0l2j0i22i30l6.6330996.6338304..6338618...4.1..0.170.3523.0j28......0....1..gws-wiz.......0i71j0i131j0i67j0i131i67j0i13j0i13i5i30j0i13i30..23%3A0g161g144g144g150g159g138g121g131g129g136g133g145j24%3A0g1g1g1g1g1g1g1g1g1g5g5g10.ebnc4804aFU&ved=0ahUKEwis3L34-fnnAhXJK7kGHZv_BSIQ4dUDCAw&uact=5

Meu conhecimento (sou cinéfila)