Voltar

3 vantagens do cardápio sazonal e dicas de como trabalhá-lo

Que os ingredientes sazonais existem todos nós sabemos, até mesmo os clientes, afinal sempre há aqueles que encontramos com maior facilidade em determinada época do ano. Mas você já pensou na importância que um cardápio sazonal, baseado nesses ingredientes, tem para um restaurante? Muitos estabelecimentos ao redor do mundo já adotaram há muito tempo essa forma de trabalhar os pratos servidos, o que reforça que de fato é algo que ajuda, e muito, o negócio.

Confira abaixo as principais vantagens de utilizar um cardápio sazonal e algumas dicas de como trabalhá-lo perfeitamente.

As vantagens do cardápio sazonal

Se você possui um chef de confiança em seu negócio, certamente ele já deve ter ao menos citado a possibilidade de incluir um cardápio sazonal no restaurante. Essa de fato é uma decisão que requer estudo, o que leva muitos proprietários a deixá-la de lado, porém quando pensamos do ponto de vista das vantagens que ela oferece a ideia se torna muito mais interessante.

A primeira delas sem dúvidas é a diferenciação em relação à concorrência, afinal muitos restaurantes ao seu redor podem não ter um cardápio sazonal e, se o tiverem, será com base na criatividade de seus chefs, portanto os pratos servidos por você serão diferentes.

Outras 3 grandes vantagens desse tipo de cardápio para restaurante são:

Facilidade de conseguir melhores preços

Uma das grandes dificuldades de restaurantes que não trabalham com um cardápio sazonal é ter que buscar os mesmos ingredientes o ano todo pra mantê-los em estoque e, assim, conseguir entregar ao cliente o que é prometido.

Grande parte desses ingredientes, porém, passam por período de baixa e ficam mais caros, afetando a gestão financeira e exigindo mais atenção na hora da compra. Ao buscar por produtos sazonais, que são aqueles próprios de cada estação, essa situação muda positivamente, afinal tais produtos passam a existir em grande quantidade e, consequentemente, com um preço mais atrativo.

Possibilidade de trabalhar com produtores locais

Outra grande vantagem de ter esse tipo de cardápio é a possibilidade de trabalhar diretamente com produtores locais na obtenção dos produtos.

Além de valorizar o trabalho de quem de fato leva o ingrediente até a mesa, você estará automaticamente criando um diferencial para o seu negócio, mostrando aos seus clientes que se preocupa também com a comunidade e a qualidade do que serve, principalmente se os produtos em questão forem orgânicos.

Oferta diferenciada de pratos para os clientes

Por fim, há ainda a vantagem de que com um cardápio sazonal é possível oferecer pratos diferentes para os clientes, o que não ocorre quando o menu é fixo. Com isso, elimina-se o risco de enjoarem e buscarem a concorrência.

Aqui, vale reforçar que não importa se outros restaurantes do mesmo segmento que o seu também trabalham com ingredientes sazonais: o que define a criação do menu será sempre a criatividade do chef, evitando que dois ou mais restaurantes tenham um cardápio sazonal igual.

Como trabalhar um cardápio sazonal

Não há muito segredo no que diz respeito a esse assunto, porém existem algumas dicas, mesmo que óbvias, que podem ajudar bastante.

Confira:

  • Use e abuse da criatividade de sua equipe para criar pratos;
  • Converse com os produtores locais sobre a obtenção de produtos;
  • Utilize a engenharia de cardápio também no cardápio sazonal;
  • Considere criar também menus sazonais.

Nesse último caso, a dica é válida tanto para quem já trabalha com cardápio sazonal quanto para quem tem receio e gostaria de fazer um teste com produtos da estação. No mês dos namorados, por exemplo, crie um menu com morango, mandioquinha, melão e outros produtos encontrados facilmente em junho.

Que tal começar a pensar em seu próprio cardápio sazonal agora mesmo? Caso surjam dúvidas em relação à confecção em si, converse com a nossa equipe. Temos designers experientes e preparados para te entregar o melhor em design e funcionalidade, encantando ainda mais seus clientes.