10 dicas práticas para bombar seu restaurante em feriados prolongados

10 dicas práticas para bombar seu restaurante em feriados prolongados

Os feriados prolongados são períodos que fazem a alegria das pessoas, que aproveitam o período para descansar, embarcando principalmente em viagens e passeios. Dependendo da região, os dias podem ser preocupantes já que existe uma tendência para queda das vendas, mas se o seu restaurante fica em um ponto turístico, o efeito pode ser o inverso. Mas independentemente da localidade, você pode promover campanhas e outras ações para atrair clientes e obter lucro. Selecionamos 10 dicas práticas comprovadas para bombar seu restaurante em feriados prolongados.

Confira:

1. CONHEÇA O PERFIL DO CLIENTE

Procure descobrir como seu público-alvo pretende passar o próximo feriado prolongado. O período costuma ser uma pausa no cotidiano, ou seja, mais tempo para amigos se encontrarem, pais se divertirem com os filhos ou casais de namorados aproveitarem mais tempo juntos. Se o seu restaurante fica em um ponto turístico, observe quais tipos de clientes costumam frequentar a casa. Com essa noção, é possível estabelecer promoções, adequar o ambiente e oferecer pratos temáticos.

2. CRIE UMA DECORAÇÃO TEMÁTICA

Aproveite os feriados prolongados e invista em ações temáticas. Por exemplo, no Carnaval, decore a casa com temas relacionados à data. Se o seu estabelecimento fica em um local turístico, aproveite o movimento de turistas na cidade para decorar o restaurante com temas e curiosidades locais, ou até organizar um evento como um baile de Carnaval, por exemplo. Os jogos americanos são ótimos para transmitir informações, conteúdos e curiosidades sobre datas como feriado de Tiradentes ou Independência, além de distrair o cliente enquanto aguarda o prato.  

3. PREPARE SEUS FUNCIONÁRIOS

Os funcionários são embaixadores da sua marca. Todos na sua equipe de atendimento precisam estar preparados para saber mostrar o quão bom são os produtos e serviços do seu restaurante. Os colaboradores precisam conhecer bem sobre os pratos que vendem. Esse conhecimento não envolve apenas ingredientes, mas os sabores, pontos marcantes e combinações interessantes que possam gerar uma experiência que surpreenda o cliente.

Nos feriados prolongados, diferente do que acontece em um dia de semana comum, as pessoas possuem mais tempo e até mais disponibilidade para conversar. Os funcionários do atendimento podem usar isso a seu favor ao observarem o que os clientes mais procuram e o que mais os deixam satisfeitos, além de oferecer mais opções do cardápio.

4. INVISTA EM PROMOÇÕES

Aproveite os feriados prolongados para promover ofertas especiais. Ofereça combos como opções para quem quer um bom custo-benefício, e crie promoções atrativas principalmente nos dias do feriado prolongado cuja previsão seja de pouco movimento. Uma estratégia interessante é criar benefícios para quem trouxer mais pessoas, como desconto no consumo ou mesmo um prato/bebida/sobremesa como cortesia da casa – em tempos de crise, quem não gostaria de ganhar uma bebida a mais ou uma pizza extra, por exemplo?

Descontos para quem experimentar novos pratos e sabores também são uma boa alternativa até mesmo para estimular o público a conhecer mais opções do cardápio, e se surpreenderem com sabores que podem se tornar a marca registrada do seu restaurante, ou um futuro carro-chefe.  

5. OFEREÇA BRINDES PERSONALIZADOS

Proporcione brindes personalizados e que possuam uma relação com o feriado prolongado. A Páscoa, por exemplo, pode inspirar brindes interessantes especialmente para as crianças, como ovinhos de chocolate. Se o restaurante fica em um ponto turístico, pense em algo que o cliente, normalmente um turista, possa levar como uma lembrança daquela cidade e, obviamente, do seu estabelecimento.

6. SUGIRA O MELHOR PARA O CLIENTE

Parta da premissa de que as pessoas estão, em sua maioria, aproveitando um período de descanso e escolheram o seu restaurante para curtir o momento. Dito isso, trate cada cliente, e turista, como sendo o melhor. Mesmo se ele quiser apenas utilizar a sua conexão Wi-Fi, ajude-o a se sentir bem-vindo ao local e ele certamente voltará, inclusive com companhias. Se for um dia muito quente, será que a pessoa não está com sede?

Então lhe oferte um drink, uma água ou sobremesa gelada. Dependendo do horário, também pode estar com fome. Sugira o seu melhor petisco. Mesmo que ele recuse, dependendo da gentileza de quem o atendeu, certamente ele pensará com mais carinho e, na próxima vez, poderá aceitar. Os clientes devem ser estimulados a explorar seus desejos e conhecer novos sabores. Mas tudo deve ser oferecido na hora certa, caso contrário, o atendimento pode se tornar incômodo.  

7. TENHA UM CARDÁPIO ATRATIVO

Além do atendimento, o cardápio é um item muito importante para atrair e fidelizar clientes. Venda os pratos com uma linguagem que crie a expectativa de saborear uma grande experiência, ou um privilégio, caso o prato em questão seja o carro chefe da casa ou uma iguaria famosa da região. Descreva a composição dos pratos de forma clara e sugira combinações interessantes.

8. BUSQUE DIFERENCIAIS

Veja no que o seu negócio realmente se diferencia em relação à concorrência. Atendimento diferenciado e comida de qualidade são importantes, mas são muito mais a obrigação de um estabelecimento do que propriamente um diferencial a ser destacado. Veja o que a casa tem de peculiar, seja no atendimento, na história do local, ou outros aspectos que são de fato a marca registrada, o que fará o público identificar o seu restaurante de primeira.

9. DIVULGUE SEU RESTAURANTE

Invista em divulgação e mostre que seu restaurante é uma ótima opção para curtir o feriado. Utilize recursos como panfletagem, carros de som (se a legislação local permitir) e faça postagens nas mídias sociais com novidades em pratos, bebidas, eventos e comemorações especiais. Crie conteúdos que estimulem os seguidores a interagirem com a marca e conhecerem o restaurante. Faça concursos temáticos cuja premiação pode ser um jantar, uma sobremesa por conta da casa ou um bom desconto.

10. INCENTIVE SEUS CLIENTES A DIVULGAR TAMBÉM

Instrua seus colaboradores a estimularem os clientes satisfeitos a avaliarem o restaurante nas mídias sociais e recomendarem o local para os amigos e familiares. Sites como Trip Advisor também concentram recomendações sobre bom locais para comer e, se o seu negócio está situado em um local turístico, certamente poderá aparecer com mais destaque para alguém que estiver interessado em conhecer a região e queira saber o que tem de interessante por lá.  

Tendo as ferramentas e estratégias adequadas, você vai bombar seu restaurante e aumentar as vendas em feriados prolongados. Lembrando que um cardápio bem elaborado ajuda muito nesse desafio. Entre em contato conosco e saiba mais!

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